CUIDADOS COM A ÁGUA
CONDIÇÕES IDEAIS
Existe uma grande diferença entre sobreviver e viver bem. Muitos Aquaristas dão aos seus peixes apenas condições de sobrevivência e já se dão por satisfeitos, porém seus peixes ficam frequentemente doentes e morrem em pouco tempo. Certamente o peixe acará disco aguenta outros parâmetros, contudo para que ele viva bem, cresça e venha a ser um peixe desenvolvido, saudável e capaz de se reproduzir, precisamos nos manter dentro do ideal.
CUIDADOS ESSENCIAIS
• O ACARÁ É UM PEIXE SENSÍVEL
O Acará Disco não pode sofrer mudanças bruscas na água. Precisa escolher cuidadosamente as outras espécies de peixes a serem colocados juntos no mesmo aquário.
• VIVE MELHOR EM CARDUME
Ideal manter pelo menos 5 peixes juntos (200 litros d’agua), contudo é possível o convívio de menos peixes e até mesmo de apenas um no aquário.
• AQUÁRIO HOSPITAL
Ideal ter um aquário hospital caso peixe fique doente. O peixe doente deve ser retirado do aquário comunitário, colocado em um aquário hospital com água nova e com os mesmos parâmetros da água do aquário comunitário. Ele deve ser diagnosticado corretamente e aplicada a medicação certa. Você vai precisar oxigenar muito bem a agua e remover as mídias filtrantes como o carvão e o PURIGEN. Tenha sempre um compressor de ar, termostato com aquecedor e um termômetro de precisão de reserva para usar no aquário hospital. Esse aquário pode ser de 25 até 50 litros dependendo do tamanho do peixe. Quanto mais água... mas remédio vai precisar. Será importante fazer a TPA (TROCA PARCIAL DE ÁGUA) e reposição do remédio diariamente para que o peixe tenha mais chance de sobreviver.
ASPECTOS IMPORTANTES
Aquecedor e Filtro
Usar Equipamento de qualidade e marca conhecida. Já perdi uma ninhada de discos por usar um aquecedor de marca inferior. Ele parou de funcionar durante o inverno e a água chegou a 17º matando os peixes. Lembre-se que o barato pode custar caro.
Medicamento
Todo Hobista deve ter um kit de remédios básicos para emergência bem como um removedor de cloro para preparação da água e um removedor de Amônia em caso de emergência. A Amônia é uma vilã muito poderosa e pode surgir rapidamente por um erro no tratamento da água e muita alimentação principalmente quando se tem muitos peixes. As vezes não dá tempo para uma troca de água rápida.
Vermes
O Acará disco precisa ser vermifugado a cada 3 ou 4 meses. Existem marcas de produtos importados de ótima qualidade que são vendidas nas lojas do ramo. Mantenha se informado e não deixe de vermifugar seu Disco. Isso vai mantê-lo vivo.
CUIDADOS COM A ÁGUA
COM O SEU PEIXE
Existe uma grande diferença entre sobreviver e viver bem. Muitos Aquaristas dão aos seus peixes apenas condições de sobrevivência e já se dão por satisfeitos, porém seus peixes ficam frequentemente doentes e morrem em pouco tempo. Certamente o peixe acará disco aguenta outros parâmetros, contudo para que ele viva bem, cresça e venha a ser um peixe desenvolvido, saudável e capaz de se reproduzir, precisamos nos manter dentro do ideal.
IMPORTANTÍSSIMO
Por mais redundante que pareça preciso salientar que a água é o que o peixe tem de mais importante. Muitas vezes você pode curar um peixe usando uma água saudável. Se a água estiver fora dos parâmetros você pode colocar qualquer remédio que no final seu peixe vai morrer. O remédio vai até acelerar o processo de morte, pois vai tornar a água mais fora do ideal e com mais toxinas.
• PH IDEAL: Entre 6.4 a 6.8
• TEMPERATURA IDEAL: 28 e 29 ºC
TPA (Troca Parcial de Água)
Depende muito das condições da água, quantidade de peixes e alimentação, contudo o ideal seria 20% de troca semanal. Lembrando que com uma boa filtragem e cuidados você pode ficar até mais de um mês sem a TPA (não aconselho), mas para o bem estar do peixe e crescimento não deixe de fazê-la.
CUIDADOS COM ACLIMATAÇÃO DO PEIXE
Cada Hobista tem sua forma de aclimatar seu amigo Disco quando chega em casa. No meu caso, eu nunca coloco peixe novo direto junto com outros peixes. Eles sempre passam por uma quarentena no aquário hospital. Controlar a ansiedade de ver seu peixe novo nadando no aquário principal pode salvar seus peixes. Sempre meça o ph e a temperatura para evitar um choque muito grande e a morte do peixe.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS
A alimentação pode ser uma fonte de vida ou de mortandade... Precisa aprender a dosar a quantidade de comida de acordo com a quantidade de peixes. Nunca jogue a comida no aquário e vá embora. É importante observar se ficou restos de alimento. Se sobrou comida tire-a antes que apodreça e estrague a água. É sempre melhor alimentar pouco com mais frequência do que alimentar muito uma vez só por dia. Depois que pegar a prática vai colocar a quantidade certa!
Durante a alimentação verifique se todos os peixes estão comendo. Não é um bom sinal quando um peixe para de comer. Ele pode parar de comer por vários motivos e você precisa observar o que está acontecendo. Pode ser pela qualidade ruim da água, outro peixe não deixa, temperatura muito baixa, vermes ou outras doenças